Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sol com chuviscos

Sol com chuviscos

16
Out17

Outra vez Pedrogão?!!

Depois do que aconteceu em Pedrogão, num passado tão recente e difícil de esquecer, será que não aprendemos nada?!! Como é que é possível voltarmos a ter o país a arder e voltar a ter imagens como esta que mais parece um cenário de um filme?

hélio madeira.jpg

Incêndio em Vieira de Leiria, às 17:00 de 15 de Outubro. Foto de Hélio Madeira, bombeiro da unidade especial dos Canarinhos, em Vieira de Leiria

 

O nosso poder político (independentemente de partidos e convicções!) não pode mesmo fazer mais e melhor? 

Saber que, no dia 30 de Setembro, a fase Charlie (período crítico de incêndios) foi encerrada e com ela desmobilizaram-se meios e operacionais, dá que pensar! Saber que apesar de condições climáticas extraordinárias e que já eram previsíveis, em 15 dias, deixamos de ter 48 meios aéreos para ter 18, os meios terrestres passaram de 2075 viaturas para 1307 e foram desmobilizados cerca de 4.000 operacionais, dá que pensar! Ouvir o responsável máximo dos bombeiros dizer que, no dia 1 de Outubro, encaminharam um relatório onde apresentavam a preocupação para a falta de meios que se poderia verificar em caso de incêndios (que acabaram por se verificar!) durante este período de Outubro e que talvez fosse melhor repensar a decisão, dá que pensar! Saber que ninguém sequer se dignou a responder aos bombeiros e às suas preocupações, dá que pensar! Ouvir responsáveis do Governo a dizer que os portugueses têm de ser mais resilientes e que têm de se habituar a catástrofes naturais, dá que pensar!! Será que não se poderia mesmo fazer mais e melhor???? Não me parece!

Se depois de Pedrogão voltamos a viver isto, não está na hora de serem tomadas medidas verdadeiramente eficazes e responsáveis? As 35 vidas perdidas (até ao momento!) têm de significar mais do que isto, merecem que se encontrem os culpados e que finalmente existam mudanças! 

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D