Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sol com chuviscos

Sol com chuviscos

09
Jul17

O culto do corpo e a ditadura da imagem

Por estes dias, tenho visto notícias e comentários sobre dois assuntos relacionados com o corpo, o peso e a imagem que me deixaram "piúrsa!

Primeiro vi uma actriz brasileira que é alta, linda, magra e maravilhosa e aparentemente tem de perder 15kg para o próximo papel que vai desempenhar e que em poucos dias já perdeu uns quantos quilos com claros prejuízos para a sua saúde tal como se pode ver no vídeo que ela publicou onde fala sobre o assunto em lágrimas! 

Depois ouço o comentário, no mínimo infeliz, que a senhora Luísa Castel-Branco fez sobre a Sofia Ribeiro e o seu peso aparentemente excessivo!!

No primeiro caso, trata-se de um claro atentado à saúde da actriz que fala sobre isso e se queixa exactamente dos transtornos de que está a sofrer à conta da dieta que está a fazer. Apesar de falar dos problemas que está a passar, não me parece que este vídeo seja propriamente educativo. Na verdade, acho que quem a "obrigou" a perder tanto peso (e em tão pouco tempo!) é completamente irresponsável e que a actriz, que também está a arriscar a sua saúde, está a dar um péssimo exemplo. Muitas miúdas vão olhar para ela e pensar que também têm de perder muito peso! Se até ela, que é tão magra, tem de perder tanto peso, não há limites para a ditadura da imagem e da balança. 

No segundo caso, a Sofia Ribeiro apresentou-se num evento com o vestido comprido, que na minha opinião até era giro e lhe ficava bem, e a senhora Luísa resolveu comentar a indumentária escolhida num programa televisivo onde é comentadora para dizer qualquer coisa como o vestido até ficaria bem a alguém com metade do peso da Sofia mas que nela não gostava de ver!! A sério???? Para começar, a Sofia tem cerca de 60kg o que significa que alguém com metade do peso dela teria aproximadamente 30kg! Acho que dá para fazer as contas e perceber que provavelmente não seria possível ter alguém com esse peso a usar esse vestido ou outra roupa qualquer que não seja uma bata de hospital porque de certeza que teria de estar internado com graves problemas de saúde! Pode não ser tão magra como era antes do cancro que teve mas continua elegante e com as curvas no sítio certo! O comentário da senhora Luísa foi bastante deselegante e grosseiro, especialmente porque também é mulher e deveria saber o que esse tipo de comentário pode fazer à auto-estima de uma pessoa e também já teve oscilações de peso mais ou menos acentuadas. No caso da Sofia, as novas curvas vieram no decorrer de um problema de saúde mas até poderiam vir da falta de exercício ou das calorias em excesso! Ninguém tem nada a ver com isso nem tem o direito de a criticar. Felizmente a Sofia tem uma boa cabeça e soube defender-se muito bem mas nem sempre é assim e comentários destes podem ser super destrutivos para quem os recebe.

Estes são apenas alguns exemplos que vemos todos os dias sobre o culto do corpo e a ditadura de imagem perfeita que dificilmente se consegue atingir!

Eu comecei à uns meses uma nova rotina de alimentação mais saudável e de exercício físico! Primeiro, por motivos de saúde já que a minha coluna estava a pedir algum movimento extra e depois, por questões estéticas, já que apesar de ter um peso relativamente normal para a minha altura (até visto o M!), tenho uns quilinhos a mais, além do peso ideal, que gostava de perder! Um equilíbrio entre a alimentação e o exercício físico é a melhor solução para uma perda de peso gradual mas quando este equilíbrio desaparece, as consequências podem ser complicadas e os comentários e exemplos que vemos podem ser demasiado agressivos. Que tal pensar duas vezes antes de comentar o peso de alguém e ser desagradável?

sofia.jpg

(créditos: lifestyle.sapo.pt)

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D