Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sol com chuviscos

Sol com chuviscos

20
Abr17

Num casamento...#5_Escolha do espaço: perguntas e dicas

escolha do espaço.png

 

O local onde vai ser realizado o casamento é extremamente importante já que será o sítio onde vai decorrer a maior parte da festa e onde os vossos convidados passarão mais tempo a divertir-se. Este será também um dos maiores encargos financeiros do vosso casamento, por isso, deve ser cuidadosamente analisado e seleccionado. 

O espaço escolhido pode ser um restaurante, uma quinta, um local privado ou uma praia, por exemplo. No entanto, qualquer que seja a vossa opção, deverão ter em atenção alguns aspectos importantes sobre o serviço prestado e tudo aquilo que estará incluído no vosso contrato. Por muito que visitem um espaço e fiquem encantados com ele, devem sempre ter cuidado com a parte mais burocrática e condições apresentadas. Alguns detalhes podem fazer toda a diferença quer em termos de serviço quer em termos monetários. Imaginem que num espaço têm horário livre mas o custo por pessoa é de 70€ e noutro espaço têm o preço por pessoa de 65€ mas o horário está limitado até à meia noite e por cada hora extra de serviço vos cobram 250€. Se tiverem 100 convidados, no primeiro espaço vão pagar 7000€ independentemente da hora a que a festa acabe, no segundo espaço vão pagar 6500€ até à meia noite mas se a festa se prolongar por mais duas ou três horas terão um valor que pode ser bastante maior...

Para ajudar na escolha do espaço, deixo-vos algumas questões que devem colocar quando andaram a visitar os espaços:

 

Preços

  • Qual o preço por pessoa e o valor do IVA já está incluído no preço indicado (alguns espaços já indicam o preço com IVA mas, noutros contratos, à cotação apresentada acresce ainda o valor do IVA)? O que está incluído no preço?
  • Qual o preço para as crianças?
  • Qual o preço para os prestadores de serviços como fotógrafos, bailarinos, músicos, etc.?
  • O bar é aberto ou tem algum custo extra associado?
  • Existe limite de horário? Se existir, qual o número de horas que estão incluídas no serviço e qual o custo por cada hora extra?
  • Existe um número mínimo de convidados para o preço apresentado?

 

Serviço

  • É possível contratar serviços externos ou têm de ser contratados os profissionais afectos ao espaço (fotógrafos, animação, ...)? Qual o seu custo?
  • Qual o número de empregados por mesa?
  • A distribuição dos convidados é feita à lista ou com uma placa de distribuição dos lugares?
  • Quando é que se realiza o showroom?

 

Espaço

  • A decoração está incluída no preço do menu? Caso não esteja, qual é o seu custo?
  • É possível realizar uma cerimónia civil no espaço? Onde é feita?
  • Existe algum local específico para colocação de photobooth, placa para distribuição dos lugares, lembranças, etc?
  • Existe uma área específica para criança? O que inclui (insufláveis, actividades, jogos, cadernos, lápis de cor, berços, babysitting,...)?
  • Os WC têm manutenção ao longo da festa e são limpos regularmente?
  • Existem kits nos WC (algodão, pensos, pensos higiénicos, tampões, fio dental, ...)?
  • Qual é o cenário do corte do bolo e o que está incluído? 
  • Qual a capacidade máxima do espaço em termos de convidados?
  • Existe exclusividade ou podem realizar mais do que um evento por dia?
  • Existe estacionamento suficiente no espaço? Caso não exista, no exterior existem alternativas?
  • Existe alguma área reservada especificamente para os noivos como, por exemplo, uma sala onde podem descansar, trocar de roupa ou guardar presentes?
  • Existe uma área reservada para os convidados onde seja possível adormecer crianças, amamentar ou simplesmente descansar um bocadinho?

 

Alimentação

  • Os aperitivos são repostos ou são servidos apenas uma vez?
  • Os pratos principais podem ser repetidos?
  • Existe a possibilidade de ser servida uma ceia?
  • A comida vem empratada da cozinha, é servida à mesa, é self-service na mesa ou buffet?
  • Os menus são fixos ou podem ser alterados? Tem algum custo associado?
  • Está incluída alguma degustação? Quantas são permitidas e qual o número de pessoas que podem estar presentes?
  • Existem menus alternativos para crianças, vegetarianos, celíacos ou situações especiais como alergias alimentares? Têm algum custo extra?

 

Espaço exterior

  • Existe um plano alternativo para o caso de chover?
  • Existem sombras e locais protegidos do sol suficientes para o espaço?
  • Existem locais de descanso suficientes para os convidados (sofás, cadeiras, puffs,...)?
  • É permitido o uso de fogo de artifício?
  • Existem piscinas, lagos ou acessos a rios, mares ou outros locais potencialmente perigosos para crianças? Em caso afirmativo, quais os cuidados de segurança existentes?

 

Pagamento

  • Qual o valor de entrada/sinal a pagar?
  • Como são feitos os pagamentos e em que datas?
  • Como é o contrato e quais as principais obrigações e contrapartidas de ambas as partes?

 

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D