Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sol com chuviscos

Sol com chuviscos

18
Jun17

Fogos em Pedrogão Grande

Terrível tragédia que se vive em Pedrogão Grande! Demasiadas vidas perdidas em fogos!

Todos os anos somos assolados por incêndios florestais e todos os anos ouvimos a mesma conversa sobre prevenção e combate a incêndios. Somos um dos países com maior percentagem de área ardida mas não há maneira de aprender com os erros e melhorar os resultados. Quando os dados são materiais é lamentável mas quando existe a perda de vidas os danos são irreparáveis. Não existe preço para uma vida e nada pode substituir essa perda. Todos os anos, temos bombeiros incansáveis que se colocam em perigo para salvar bens e pessoas e que combatem fogos inimágináveis com poucos recursos e em esforços épicos que nem imaginamos!

Infelizmente, este ano é mais um daqueles anos... Ainda agora vai começar o Verão e já temos o país a arder um pouco por todo o lado! Ainda estamos em Junho e já se perderam demasiadas vidas à conta de fogos florestais! Uma vida perdida é demais, em Pedrogão Grande 24 vidas perdidas, até ao momento, são 24 vidas acima do razoável!!!! 

Condolências para as vítimas e famílias e agradecimento a todos aqueles que lutam para a nossa segurança muitas vezes com riscos para a sua própria segurança. Espero que as próximas notícias não sejam tão negras como as previsões indicam e que não se percam mais vidas nestes incêndios que dominam o nosso país um pouco de norte a sul.

 

................

 

Infelizmente, a mais recente actualização da protecção civil, mostra o inferno vivido desde ontem em Pedrogão Grande e área circundante: 62 mortes e 62 feridos, vários em estado grave, já confirmados, às 00:30 do dia 18-06-17, e possibilidade de existência de mais vítimas ainda por detectar nas diversas aldeias onde ainda não foi possível chegar. As imagens que vão chegando e os relatos que se ouvem são devastadoras e arrepiantes. Pais que perdem os seus filhos, filhos que ficam sem os seus pais, famílias inteiras que perdem as suas vidas, engolidas num fogo maldito... Não há palavras para descrever este cenário dantesco em que o nosso país se encontra e que infelizmente ainda não se conseguiu controlar! Os fogos continuam activos, os bombeiros trabalham sem parar à horas e precisam de apoio, as condições atmosféricas não melhoram...

Que este inferno acabe depressa e que se aprenda alguma coisa com os erros que continuam a ser cometidos ano após ano nas nossas florestas. É tempo de se colocar em prática a teoria de ordenamento do território, de obrigatoriedade de limpeza das matas, de penas pesadas e efectivas para actos de fogo posto, maior prevenção e vigilância!!! Será que precisávamos de todas estas mortes para perceber que algo está muito mal no nosso país e nas nossas florestas?! 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D